Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Coleta de urina e fezes

Como coletar Urina ( amostra ocasional)

Procedimento Básico

- Utilizar o kit fornecido pelo laboratório gratuitamente com instruções específicas.
- Fazer uma higiene íntima rigorosa em sua casa, usando sabonete e água; enxaguar bem com água abundante e secar bem com uma toalha limpa.
- Coletar a primeira urina da manhã ou 2 horas após a última micção.
- Desprezar o primeiro jato da urina no vaso sanitário, coletar no copo descartável o jato do meio, mais ou menos ( até a metade do copo) desprezando o restante da micção no vaso sanitário.
- Imediatamente, passar a urina do copo para o tubo, até preencher totalmente, fechar e muito bem e identificar com seu nome completo e ou etiquetar com etiqueta própria do laboratório.

Cuidados para realizar a coleta de Urina

Jejum: não é necessário.
Retenção Urinária: pode ser a primeira da manhã ou o tempo mínimo de 2 horas de retenção. Evite a ingestão excessiva de líquidos.
Para crianças muito pequenas: usar coletor infantil fornecido pelo laboratório coleta realizada de acordo com o laboratório.

Tipos de exames de Urina

Exame de Urina tipo I de material enviado


(o procedimento básico de urina deverá ser realizado no laboratório de acordo com a solicitação médica)
Realizar o procedimento básico de coleta em sua própria residência. Encaminhar ao laboratório até 2 horas após a coleta.

Exame de Urina tipo I com assepsia- Cultura de Urina

O procedimento básico de coleta de Urina deverá ser realizado no laboratório, de acordo com a solicitação médica.

Crianças muito pequenas:

A coleta pode ser realizada no laboratório, onde haverá troca de coletores e assepsia a cada 30 minutos, realizada pela Equipe. Ou pode trazer a Urina colhida em casa, em coletores fornecidos pelo laboratórios. Mas deve-se fazer uma higiene intima rigorosa na criança, antes de colocar o coletor.

Como coletar Fezes

Procedimento básico


Utilizar o kit fornecido pelo laboratório com instruções específicas.
Colher fezes em recipiente limpo de boca larga, tomando cuidado de não contaminar as fezes com a urina ou água do vaso sanitário. Usando uma pazinha, colher uma porção de fezes do tamanho de uma NÓZ e colocar no frasco coletor. Se for observada presença de muco ou sangue, colher também esta porção "feia" das fezes, sendo muito importante para análise. Tampar bem o frasco e identificar com seu nome completo e encaminhar ao laboratório.

Tipos de exames de Fezes

Exame parasitológico simples


Pode ser colhida em qualquer horário do dia. Enviar ao laboratório em até 2 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, caso não seja possível, conservá-la em geladeira no máximo 14 horas até a entrega ao laboratório.

Exame parasitológico com conservante

Paciente irá receber um kit contendo 3 frascos coletores (2 com líquido conservante e 1 sem conservante). Seguir o procedimento básico de coleta de fezes porém a coleta deverá ser realizada em dias alternados, pelo menos 1 dia de intervalo entre as coletas. Coletar uma amostra em cada frasco, fechar e agitar para dissolver as fezes no líquido. Conservar em geladeira a medida que forem sendo coletadas. A última amostra deve ser colocada no frasco sem conservante. Tampar bem, identificar com nome completo e encaminhar ao laboratório. Encaminhar ao laboratório em até 2 horas após a última coleta, se em temperatura ambiente, ou no máximo 14 horas se refrigerada.

Exame parasitológico seriado

Você vai receber 3 frascos coletores sem conservante.
Seguir o procedimento básico de coleta de fezes.
Colher as fezes em dias alternados. A cada coleta encaminhar a amostra ao laboratório em até 2 horas em temperatura ambiente ou no máximo 14 horas se refrigerada.

Cultura de Fezes

Seguir o procedimento básico de coleta de fezes.
Após a coleta, encaminhar ao laboratório em até 3 horas, se em temperatura ambiente ou em até 6 horas se refrigerada. Caso esteja usando antibióticos, esperar 7 dias após o término do medicamento para colher as fezes. Caso seja necessário o uso de laxantes, são permitidos apenas os à base de sulfato de magnésio. Consulte seu médico.

Crianças muito pequenas

Não utilizar as fezes da fralda quando estiver diarréicas ou líquidas, solicitar coletores infantis fornecidos. No caso de fezes consistentes, encaminhar condicionalmente para o responsável de o setor analisar se a quantidade é suficiente. Encaminhar ao laboratório em até 3 horas se em temperatura ambiente ou em até 6 horas se refrigerada.

Coleta para pesquisa de sangue oculto

Fazer dieta prévia de 3 dias e no dia da coleta do material;
Dieta deve ser com EXCLUSÃO de: Carne (vermelha e branca); Vegetais (rabanete, nabo, couve-flor, brócolis e beterraba);Leguminosas (soja, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e milho); Azeitona, amendoim, nozes, avelã e castanha;
Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (Aspirina, anti-inflamatórios, corticóides...). Se utilizar, informar ao Laboratório no momento da entrega do material;
Evitar sangramento gengival (com escova de dente, palito...). Se ocorrer, informar ao Laboratório no momento da entrega do material.
Manter refrigerado por no máximo 14 horas.

4 Comentários:

Anônimo disse...

tenho que fazer EPF e não foi especificado como se tenho que colher as fezes em pote com conservantes ou a seco ou se são em tres potes diferentes.tem como me ajudar?

Adm. Blog disse...

Olá, vai do pedido, alguns laboratórios oferecem potes com Merthiolate-Iodo-Formol como conservante para três dias, em outros você fará a coleta "por dia" e levará cada dia um potinho seco.
Espero ter ajdado.

Vivi disse...

Meu filho tem 3 anos e 9 meses e não quer de jeito nenhum colaborar para a coleta de fezes. Tem alguma dica?

Vivi disse...

Meu filho tem 3 anos e 9 meses e não quer de jeito nenhum colaborar para a coleta de fezes. Tem alguma dica?

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO