Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Corioamnionite

A corioamnionite ou infecção ovular caracteriza-se como um processo inflamatório agudo e às vezes difuso das membranas extraplacentárias, placa coriônica da placenta e cordão umbilical. Pode ocorrer com membranas íntegras, mas é mais comum em casos de rotura de membranas ovulares, decorrente do tempo prolongado de rotura e/ou da realização de toques vaginais. Às vezes não há história típica de rotura de membranas ou a rotura não é percebida pela paciente.

A infecção corioamniótica é mais freqüentemente uma infecção polimicrobiana, destacando-se entre os agentes mais comuns os anaeróbicos, bastonetes aeróbios gram-negativos, estreptococos do grupo B, micoplasmas, Gardnerella vaginalis.
Os achados clínicos associados à corioamnionite aguda que se desenvolve na gravidez a termo são, freqüentemente, benignos.
Entretanto, podem ocorrer conseqüências mais drásticas, como: aumento das mortes fetais em 2,6 vezes nos casos leves e 4,1 vezes nos casos moderados ou graves. A maioria desses óbitos se relaciona à sepse.

Diagnóstico

Clínico: é sugerido pela presença, em graus variáveis, de febre, taquicardia materna ou fetal, hipersensibilidade uterina. Se houver rotura prolongada de membranas, o líquido amniótico pode apresentar odor fétido ou mostrar-se purulento.

Avaliação Laboratorial

Hemograma com contagem diferencial de leucócitos. Pode haver leucocitose ou leucopenia (conforme os agentes bacterianos envolvidos), geralmente com desvio à esquerda.

Coleta de secreção endocervical com cotonete, para bacterioscopia e cultura.

Hemoculturas.

Amniocentese: para casos com membranas íntegras onde existe a suspeita diagnóstica.

Gasometria arterial (casos mais graves ou suspeita de quadro séptico).

Conduta

Iniciar antibioticoterapia de largo espectro, utilizando, um anaerobicida (metronidazol ou clindamicina) e um aminoglicosídeo (gentamicina ou amicacina). Se não houver resposta, associar ampicilina ao esquema adotado ou ampliar o espectro antibacteriano com outros antibióticos. A utilização de penicilina como anaerobicida de 1ª escolha, reduz o espectro antibacteriano.

A via vaginal é preferencial. Deve-se iniciada a indução de parto, desde que não exista contra-indicação obstétrica e a situação clínica materna permita um tempo de espera na resolução do quadro, que não deve ser superior a 12 ou, no máximo, 24 horas.

Se for indicada uma cesariana, proteger a cavidade com compressas, para reduzir a contaminação bacteriana intraperitoneal.
Lavar cavidade, fazer suturas com pontos separados, inclusive no útero infectado. Avaliar no intra-operatório a responsividade uterina aos ocitócicos. Colocar drenos intraperitoneais se houver dúvida quanto à possibilidade de formação de abscessos.

Complicações


Técnica operatória para cesariana com corioamnionite

A histerotomia em pacientes com a cavidade uterina contaminada ou infectada, coloca em contato direto a flora bacteriana uterina com a cavidade peritonial. Daí a necessidade de promover-se uma técnica operatória diferenciada para diminuir ao máximo a contaminação:

A antibioticoterapia deve ser iniciada no pré-operatório para os casos de corioamnionite.

Considerar, em alguns casos, a laparotomia longitudinal infraumbilical que, por não descolar a aponeurose, tem menos risco de abscessos de parede.

Proteção da cavidade peritoneal superior, com a colocação de duas compressas protetoras, uma em cada goteira parietocólica, antes da histerotomia.

Manter o decúbito da paciente em céfalo-aclive, para evitar a passagem de material contaminado para o abdome superior.

Histerorrafia com fio de absorção lenta (vicril), número zero, que tem menos risco de deiscência frente a um quadro de endometrite.

Lavagem da pelve com soro fisiológico morno após a histerorrafia.

Trocar luvas após dequitação.

Fonte: Ministério da Saúde

18 Comentários:

Anônimo disse...

Tive corioaminiotite aguda na minha gestação....fiquei sabendo só no momento que descobri que meu bebê estava morto, não sei se teria algo haver, antes dessa gestação fiquei gravida, porém perdi o bebê, não foi feita nenhum tipo de curetagem, nem raspagem..teria algo haver?

Obrigada...estou querendo engravidar novamente, mas estou com medo de acontecet novamente...me ajude com essa dúvida.

Anônimo disse...

Também tive corioamnionite grau I e perdi meu bebe com 22 semanas, ainda estou muito abalado com tudo isso, também quero saber quais os ricos de ter essa infecção em uma próxima gestação.

Anônimo disse...

ola perdi o meu bebe também com 25 semanas. Quando descobrir que ele estava morto dentro de mim.Fiz a biopsia da placenta e deu corioamnionite aguda. Quais são os risco de acontecer isso novamente e o que poderia fazer para prevenir.

Anônimo disse...

Também tive corioamnionite aguda grau 2 e entrei em trabalho de parto com 23 semanas. Minha filha nasceu viva mas não resistiu. Estou muito abalada, parece um pesadelo. Quais os riscos de acontecer de novo e qual a prevenção? Obrigada.

Anônimo disse...

oi gostaria de saber também como q pega essa bacteria perdi meu menino com 28 semanas e não sei se posso ter isso nas proxima gestação ....

Anônimo disse...

oi gostaria de saber como q eu e obitive essa bácteria perdi meu bebe com 28 semana era um menino e ocorreu morte dele dentro de mim quero muito saber se ocorre esse mesmo risco nasa proscima gestação .....?? obrigados

Anônimo disse...

oi gostaria de saber também como q pega essa bacteria perdi meu menino com 28 semanas e não sei se posso ter isso nas proxima gestação ....

ana disse...

Oi meu nome e ana comecei a ter um leve sangramento com 19 semanas mas a medica falou que era um sangramento normal e que eu tivesse um pouco mas de repouso na minha segunda consulta com 25 semanas falei novamente sobre o sangramento com outra medica que me atendeu ela me enxaminou como se fosse uma prevencao e a pinca que tava com gases veio com um pouco de sangue ela falou que tava bem nao me preocupace e mandou eu marca uma colposcopia e uma ultrasson conseguir fazer a ultrasson mais dias apos minha bolsa rompeu na mesma semana no dia dez de marco fiquei internada a medica falou que eu nao iria ter o bebe ainda pois as chances de sobrevivencia era mto pouca por ser um prematuro extremo fiquei internada tomando antibiotico fazendo enxames de sangue ultrasson e outro tipo como se fosse uma prevencao no dia 24 d marco tive infeccao comecarao a induzir o parto pela manha me disseram que o mas aconselhado era o vaginal mas se em 12 horas nao acontecece aconselhava a cesariana quase 24 horas apos tive o bebe nasceu vivo com 27 semanas pesando 980 gramas com 35 centimetros foi para UTI neonatal com soro se alimentando pela veia um respirador o sipape que e pelo nariz depois pro hallo o que parece um capacete apos uma semana saiu da UTI e foi para uma sala menos estressante dias apos pegou uma infeccao generalisada voltou para a UTI e passou por todo processo dos aparelhos respiratorio e comecou antibiotico apos uma semana novamente saiu novamente da UTI mas continuou no antibiotico fez varios exames de sangue que mostrava infeccao mas os medicos falaram que nao era nada que podesse preoculpar a tecnica em enfermagem o retirou da encubadora eo levou para fazer ultrasson no predio vizinho do bercario ele perdeu 2 horario do leite nao se alimentou em 2 horario e nao fez a ultrasson pq nao tinha prioridade pois o medico da ultrasson disse que era por ordem de chegada achei um abesurdo por ele ter menos que 1.000 kg fez tambem raiox e aparentemente tava tudo normal na madrugada do dia 15 de abril ele fez um exame de sangue e a medica parou o antibiotico pela manha as 09:00 horas deram leite a ele de 12;00 ele comecou a ficar com a barriga inchada a tecnica em enfermagem comunicou a medica ela suspendeu o leite as 15:00 continuou suspensa as 18:00 horas a medica trasferiu ele para UTI voltou para os aparelhos no dia seguinte a medica ea pcicologa veio falar comigo e disseram que ele estava com coreoamnionite e que iriam comecar antibioticos e fazer raiox e pedir para ele nao ter nenhuma complicacao o intestino nao estourar se nao ele iria para sala de cirugia mas infelizmente na madrugada do dia 17/18 ele nao resistiu o intestino estorou chamarao o cirugiao colocarao dreno para dar tempo de ir para sala de cirugia mas nao deu tempo ele nao resistiu as 03;00 ele veio a obito.
(Deculpa pelo texpo mas tinha que contar a minha historia e do meu guerreiro). NAO ENTENDO ATE HOJE O PORQUER ELE MORREU SE FEZ TANTO EXAME COMO NAO VIRAM ESSA INFECCAO. ME AJUDEN É TAO DIFICIL QUANDO AGENTE CONVIVE COM O BEBE VER A CADA DIA ELE GANHANDO PESO POR MINIMA QUE SEJA A GRAMA VELO CRESCER.

Anônimo disse...

"As mulheres que tiveram um episódio prévio de corioamnionite devem ter mais cuidado em futuras gestações, visto que apresentam mais risco de voltar a apresentar outro episódio similar (embora não necessariamente). O papel do obstetra na sua prevenção consistirá em realizar cultivos de urina e vagina, investigações para descartar infecção por clamidia e mycoplasma, e cultivo do reto para descartar infecção por estreptococos do grupo B. Também se tratará de identificar em futuras gestações a aparição de ameaça de parto prematuroo e ruptura prematura de membranas" (retirado do site prematuridade.com)

Unknown disse...

Tive na minha ultima gestacao Corioamniotite aguda grau 1 estava de 17 semanas o meu menino não resistiu,estou em pânico quero engravidar mas morro de medo que aconteça de novo. O que posso fazer para prevenir e o porquê acontece?

Unknown disse...

Tive na minha ultima gestacao Corioamniotite aguda grau 1 estava de 17 semanas o meu menino não resistiu,estou em pânico quero engravidar mas morro de medo que aconteça de novo. O que posso fazer para prevenir e o porquê acontece?

Unknown disse...

Boa noite, tive corioamnionite aguda grau 2, hipertermia Materna e fetal e taquicardia fetal. Cesária de urgência minha filha nasceu viva esteve 6 dias a antibióticos na neonatologia, dou graças a Deus por ela ter sobrevivido e 15 meses depois está aqui saudável nos meus braços! Foi difícil mas superamos com a graça de Deus e de nossos protetores...

Tatiana disse...

Tive corioamnionite na gravidez, mais não sentia nada. E nem sabia que tinha algo. Até eu sentir dor e Perder muito sangue. Até que meu filho nasceu de 23 semanas com 600g. Teve muitas complicações ele tomou bastante antibiótico,fez cirurgias,passou por várias especialistas e hj ele é uma criança normal só tem atrasado de fala e está com 4 anos.

Mamaezinha120312 disse...

Agradeço as mãezinhas pelos depoimentos e ainda mais aquelas que mesmo com o desfecho positivo, tiraram um tempo preciso para vir dar um depoimento... já estava entrando em pânico e vices me acalmaram...obrigada

Unknown disse...

😊😚 Beijinhos 😘

Unknown disse...

Tbm tive corioamnionite grau 3 com 29semanas de gestaçaão foi horrivel!minha filha nasceu sem vida! Tbm tive descolamento de placenta e muita hemorragia!quero muito ter outro bb a medica pediu pra esperar 2 anos!queria saber s alguem q ja teve corioamnionite ja engravidou de novo? E como foi a gestação? Desde ja agradeço

Unknown disse...

Tbm tive corioamnionite de 3 grau com 29 semanas!foi horrivel minha filha nascem ja sem vida! Tbm tive descolamento de placenta e muita hemorragia!queria saber s alguem q ja teve corioamnionite ja engravidou de novo?e como foi a gestação?

Anônimo disse...

Queria saber s alguem q ja teve corioamnionite ja engravidou de novo? E como foi a gestação?

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO