Super Apostila

ARQUIVO EM PDF

Apostila completa para concursos fisioterapia com 1900 páginas.

Valor promocional de 27,50 

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

Picada de escorpião

Os escorpiões são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos ou baratas. Apresentam hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia sob pedras, troncos, dormentes de linha de trem, em entulhos, telhas ou tijolos. Muitas espécies vivem em áreas urbanas, onde encontram abrigo dentro e próximo das casas, bem como alimentação farta. Os escorpiões podem sobreviver vários meses sem alimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil.

Os escorpiões de importância médica no Brasil pertencem ao gênero Tityus, que é o mais rico em espécies, representando cerca de 60% da fauna escorpiônica neotropical.

Os acidentes escorpiônicos são importantes em virtude da grande freqüência com que ocorrem e da sua potencial gravidade, principalmente em crianças picadas pelo Tityus serrulatus.

As picadas atingem predominantemente os membros superiores, 65% das quais acometendo mão e antebraço.

A maioria dos casos tem curso benigno, situando-se a letalidade em 0,58%. Os óbitos têm sido associados, com maior freqüência, a acidentes causados por T. serrulatus, ocorrendo mais comumente em crianças menores de 14 anos.

Tityus serrulatus: tronco marrom-escuro; pedipalpos e patas amarelados, a cauda, que também é amarelada, apresenta uma serrilha dorsal nos dois últimos segmentos (daí o nome Tityus serrulatus) e uma mancha escura no lado ventral da vesícula. Comprimento de 6 cm a 7 cm. (Foto: R. Bertani).



Ações do veneno

Estudos bioquímicos experimentais demonstraram que a inoculação do veneno bruto ou de algumas frações purificadas ocasiona dor local e efeitos complexos nos canais de sódio, produzindo despolarização das terminações nervosas pós-ganglionares, com liberação de catecolaminas e acetilcolina. Estes mediadores determinam o aparecimento de manifestações orgânicas decorrentes da predominância dos efeitos simpáticos ou parassimpáticos.

Quadro clínico

Os acidentes por Tityus serrulatus são mais graves que os produzidos por outras espécies de Tityus no Brasil. A dor local, uma constante no escorpionismo, pode ser acompanhada por parestesias. Nos acidentes moderados e graves, observados principalmente em crianças, após intervalo de minutos até poucas horas (duas, três horas), podem surgir manifestações sistêmicas.

As principais são:

a) Gerais: hipo ou hipertermia e sudorese profusa.
b) Digestivas: náuseas, vômitos, sialorréia e, mais raramente, dor abdominal e diarréia.
c) Cardiovasculares: arritmias cardíacas, hipertensão ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva e choque.
d) Respiratórias: taquipnéia, dispnéia e edema pulmonar agudo.
e) Neurológicas: agitação, sonolência, confusão mental, hipertonia e tremores.
O encontro de sinais e sintomas mencionados impõe a suspeita diagnóstica de escorpionismo, mesmo na ausência de história de picada e independente do encontro do escorpião.
A gravidade depende de fatores, como a espécie e tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a massa corporal do acidentado e a sensibilidade do paciente ao veneno. Influi na evolução o diagnóstico precoce, o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro e a manutenção das funções vitais.

Com base nas manifestações clínicas, os acidentes podem ser inicialmente classificados como:

a) Leves: apresentam apenas dor no local da picada e, às vezes, parestesias.
b) Moderados: caracterizam-se por dor intensa no local da picada e manifestações sistêmicas do tipo sudorese discreta, náuseas, vômitos ocasionais, taquicardia, taquipnéia e hipertensão leve.
c) Graves: além dos sinais e sintomas já mencionados, apresentam uma ou mais manifestações como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma.
Os óbitos estão relacionados a complicações como edema pulmonar agudo e choque.

Exames complementares

O eletrocardiograma é de grande utilidade no acompanhamento dos pacientes. Pode mostrar taquicardia ou bradicardia sinusal, extra-sístoles ventriculares, distúrbios da repolarização ventricular como inversão da onda T em várias derivações, presença de ondas U proeminentes, alterações semelhantes às observadas no infarto agudo do miocárdio (presença de ondas Q e supra ou infradesnivelamento do segmento ST) e bloqueio da condução atrioventricular ou intraventricular do estímulo. Estas alterações desaparecem em três dias na grande maioria dos casos, mas podem persistir por sete ou mais dias.

A radiografia de tórax pode evidenciar aumento da área cardíaca e sinais de edema pulmonar agudo, eventualmente unilateral. A ecocardiografia tem demonstrado, nas formas graves, hipocinesia transitória do septo interventricular e da parede posterior do ventrículo esquerdo, às vezes associada à regurgitação mitral.

A glicemia geralmente apresenta-se elevada nas formas moderadas e graves nas primeiras horas após a picada. A amilasemia é elevada em metade dos casos moderados e em cerca de 80% dos casos graves. A leucocitose com neutrofilia está presente nas formas graves e em cerca de 50% das moderadas. Usualmente há hipopotassemia e hiponatremia. A creatinofosfoquinase e sua fração MB são elevadas em porcentagem significativa dos casos graves.

O emprego de técnicas de imunodiagnóstico (ELISA) para detecção de veneno do escorpião Tityus serrulatus tem demonstrado a presença de veneno circulante nos pacientes com formas moderadas e graves de escorpionismo.

Nos raros casos de pacientes com hemiplegia, a tomografia cerebral computadorizada pode mostrar alterações compatíveis com infarto cerebral.

Tratamento

Sintomático

Consiste no alívio da dor por infiltração de lidocaína a 2% sem vasoconstritor (1 ml a 2 ml para crianças; 3 ml a 4 ml para adultos) no local da picada ou uso de dipirona na dose de 10 mg/kg de peso a cada seis horas. Os distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos devem ser tratados de acordo com as medidas apropriadas a cada caso.

Específico

Consiste na administração de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) aos pacientes com formas moderadas e graves de escorpionismo, que são mais freqüentes nas crianças picadas pelo Tityus serrulatus (8% a 10 % dos casos). Deve ser realizada, o mais precocemente possível, por via intravenosa e em dose adequada, de acordo com a gravidade estimada do acidente (quadro V). O objetivo da soroterapia específica é neutralizar o veneno circulante. A dor local e os vômitos melhoram rapidamente após a administração da soroterapia específica. A sintomatologia cardiovascular não regride prontamente após a administração do antiveneno específico. Entretanto, teoricamente, a administração do antiveneno específico pode impedir o agravamento das manifestações clínicas pela presença de títulos elevados de anticorpos circulantes capazes de neutralizar a toxina que está sendo absorvida a partir do local da picada.

A administração do SAEEs é segura, sendo pequena a freqüência e a gravidade das reações de hipersensibilidade precoce. A liberação de adrenalina pelo veneno escorpiônico parece proteger os pacientes com manifestações adrenérgicas contra o aparecimento destas reações.

Manutenção das funções vitais

Os pacientes com manifestações sistêmicas, especialmente crianças (casos moderados e graves), devem ser mantidos em regime de observação continuada das funções vitais, objetivando o diagnóstico e tratamento precoces das complicações.

A bradicardia sinusal associada a baixo débito cardíaco e o bloqueio AV total devem ser tratados com injeção venosa de atropina na dose de 0,01 a 0,02 mg/kg de peso. A hipertensão arterial mantida associada ou não a edema pulmonar agudo é tratada com o emprego de nifedipina sublingual, na dose de 0,5 mg/kg de peso. Nos pacientes com edema pulmonar agudo, além das medidas convencionais de tratamento, deve ser considerada a necessidade de ventilação artificial mecânica, dependendo da evolução clínica. O tratamento da insuficiência cardíaca e do choque é complexo e geralmente necessita do emprego de infusão venosa contínua de dopamina e/ou dobutamina (2,5 a 20 mg/kg de peso/min), além das rotinas usuais para estas complicações.

Fonte: Vigilância Epidemiológica

19 Comentários:

Anônimo disse...

MINHA MAE FOI PICA DA E O MEDICO FEZ DOIS BLOQUEIO ,QUERO SABER O QUE SIGNIFICA ISSO?

Adm. Blog disse...

Olá "bloqueio" nada mais é do que a administração de antídoto contra a picada de escorpião. Também recebe este nome a administração de medicamento - analgésico - no local da picada.
Abraços

Anônimo disse...

ola meu sogro esta em coma devido a picada por escorpiao qual sera a chance de cura

Adm. Blog disse...

Olá, quando o atendimento é rápido, as chances de recuperação aumentam. O que pode piorar o quadro, é a demora para o atendimento, idade, diabetes e cardiopatias.
Força e desejo melhoras a ele.

Anônimo disse...

O que e bloqueio analgesico local pra picada de escorpiao ?

Unknown disse...

Bom dia, minha esposa foi picada por um escorpião, na hora ela sentiu uma dor na perna, mas rapidamente alíviou, faz 3 dias que ela deixou de tomar antibióticos, isso inibi o veneno do escorpião?

Unknown disse...

Ola, minha esposa foi picada por um escorpião, na hora ela sentiu dor na perna, mas logo aliviou, ela tava tomando antibióticos para outro tratamento, isso inibi o veneno do escorpião?

Anônimo disse...

Ola, minha esposa foi picada por um escorpião, na hora ela sentiu dor na perna, mas logo aliviou, ela tava tomando antibióticos para outro tratamento, isso inibi o veneno do escorpião?

Unknown disse...

fiz 2 bloqueios e tomo os remedios mais ainda sim sinto uma pequena dor e encomodo isso e normal ?

Unknown disse...

Minha mãe foi picada por um escorpião já faz mais de um mês ...
E o local fica quente muito quente já tomou vários remédios e nenhuma melhora
O que fazer ?

Unknown disse...

Boa tarde, ontem fui picado por um escorpião amarelo fui ao hospital me deram quatro injeções e hoje estou sentido dormência no lugar da picada isso e normal

Unknown disse...

E normal sentir dormência no local da picada um dia após leva-la?

Anônimo disse...

fui picado por escorpião amarelo a dois dias posso fazer sexo? ou tem risco de passar veneno do escorpião pra minha esposa as Cristiano

Adm. Blog disse...

Ol, este risco não há, mais o ideal é fazer repouso

Unknown disse...

Fui picado hoje pelo um escorpião, quanto tempo demora pra passar a dor? Já faz umas 7 horas e ainda dói muito

Anônimo disse...

Fui picada quinta-feira, fiz bloqueio e tomei soro. A dormência é insuportável, e já faz mais de 24 h. É normal a dormência? Obrigada

Anônimo disse...

Fui picada quinta-feira, fiz bloqueio e tomei soro. A dormência é insuportável, e já faz mais de 24 h. É normal a dormência? Obrigada

Unknown disse...

Fui picada na véspera de Natal, fui em quatro hospital público e nenhum tinha o antidoto. Fizeram um atendimento, tomei soro e medicamentos para diminuir a dor..fizeram exames de sangue, graças a Deus não houve alteração....me deram alta....mas pensa em uma dor infernal que parece que vai te dar um choque anafilático.

Unknown disse...

Fui picada na véspera de Natal, fui em quatro hospital público e nenhum tinha o antidoto. Fizeram um atendimento, tomei soro e medicamentos para diminuir a dor..fizeram exames de sangue, graças a Deus não houve alteração....me deram alta....mas pensa em uma dor infernal que parece que vai te dar um choque anafilático.

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO