Noradrenalina

Noradrenalina


A noradrenalina (NA) é o neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina. A NA possui atividade tanto no receptor alfa, como beta 1 adrenérgico, com pouca ação sobre receptores beta 2. Dependendo da dose utilizada, obtém-se aumento do volume sistólico, diminuição reflexa da FC e importante vasoconstrição periférica, com aumento da PA. A contratilidade e o trabalho cardíaco também aumentam se o aumento da pós-carga for tolerado pelo ventrículo. A noradrenalina é também um potente vasoconstritor visceral e renal, o que limita sua utilização clínica. É também vasoconstritora sobre a rede vascular, sistêmica e pulmonar, e deve ser usada com prudência, em pacientes com hipertensão pulmonar.

Indicações

A noradrenalina é uma droga de eleição no choque séptico, cuja finalidade é elevar a PA em pacientes hipotensos, que não responderam à ressuscitação por volume e a outros inotrópicos menos potentes. Além disso, essa potente droga vasoativa é quase sempre utilizada durante as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), como droga vasoconstritora. A droga é rapidamente eliminada do plasma após a sua administração intravenosa, com vida média de dois
(2) a dois e meio (2,5) minutos, embora haja grande variação individual. A sua degradação é hepática e a eliminação renal.

Doses

Utilizam-se, normalmente, cinco (5) ampolas (2 mg) diluídas em 250 ml de qualquer solução rotineira (exceto em soluções alcalinas), cuja concentração final será de 0,04 mg/ml. A droga é disponível sob a forma de bitartarato de noradrenalina, sendo que a infusão endovenosa, contínua é, geralmente, iniciada em doses de 0,05 a 0,1 mg/kg/min, até que o efeito hemodinâmico desejado seja alcançado e não haja efeitos colaterais importantes. As doses administradas podem atingir um máximo de 1,5 a 2 mg/kg/min.

Durante as manobras de RCP, podem-se usar doses de 0,1 a 0,2 mg/kg, endovenosas ou intratraqueais, diluídas em 10 ml de água destilada.

Cuidados

As infusões de NA devem ser administradas preferivelmente através de uma veia central, a PA deve ser monitorizada a cada quinze (15) minutos, principalmente durante o ajuste da dose. A função renal também deve ser monitorizada através de dosagens de uréia, creatinina e volume de diurese. Cuidados com necrose e escaras, no local da injeção intravenosa, devem ser prevenidos, evitando-se o extravasamento da droga. A infusão deve ser efetuada em veia de grosso calibre e a localização desta deve ser alterada, no mínimo, a cada doze (12) horas. A droga deve ser evitada em grávidas pelo seu efeito contrátil sobre o útero gravídico. A administração de altas concentrações também pode precipitar hipotensão acentuada, infarto do miocárdio ou hemorragia cerebral.

O uso da noradrenalina, em altas doses e por tempo prolongado, pode provocar graves lesões renais, cutâneas e mesmo cardíacas devido à vasoconstrição excessiva. No choque cardiogênico, o seu uso é limitado devido ao aumento do VO2 e aumento do trabalho cardíaco, provocado pelo incremento da pós-carga no miocárdio isquêmico.

57 Comentários

Tire suas dúvidas, deixe seu comentário

  1. Anônimo5/4/11

    Show de bola, objetivo e sucinto, o que precisava para meu estágio amanhã...valeu vou continuar visitando o blog me ajudou muitoooo....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/4/11

    NÃO CONHECIA O BLOG, EM UMA PESQUISA PARA UM ESTUDO DIRIGIDO FIQUEI ESTARRECIDA COM QUAL A FORMA É POSTADO AS INFORMAÇÕES PARABÉNS PARA OS IDEALIZADORES E COLABORADORES.PERFEITO INSTRUMENTO DE PESQUISA INFORMATIZADO,POIS SABEMOS QUE NEM TUDO QUE HJ SE É POSTADO É CONFIAVEL MAS,TAIS POSTAGENS CONFEREM PERFEITAMENTE COM AS BIBLIOGRAFIAS.
    MAS UMA VEZ PARABÉNS COLEGAS.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, podem deixar um nome mesmo que fictício para os agradecimentos de minha parte, rs.
    Voltem mais e mais vezes, este espaço é de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14/5/11

    bo9a tarde onde eu vjo a diluição a estabilidade do medicamento noradrenalina?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/6/11

    estava lendo a bula da nora e verifiquei que ela é fotos´sensível porém nunca vi em uti nenhuma cuidados com esse medicamento, o que vcs me dissem?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, que eu saiba o Nipride (Nitroprussiato de Sódio) é fotossensível. Procurei na net e dei uma olhada nas bulas na minha unidade e em nenhuma delas diz este detalhe. Será que vc não confundiu?
    Agradeço a visita e o comentário.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/7/11

    sou tecnica de enfermagem e foi para mim de muito valor tudo que encontrei nesse blog vcs estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo26/10/11

    usei nora por varios dias fique 28 dias em coma em uma uti em maringa e 42 na uti tive um uso prolongado dessa substancia pois tive perfurações em pulmão membraa do coração e varias outras lesões tive auxilio de desfribilador e noradrenalina por um periodo + longo e hj sofro disturbios de perseguções e so ando desconfiado de tdo será que isso tem haver com esse tratamento que tive? tenho medo de estar ficando louco e não quero procurar outro medico alguém pode ajudar fico grato e no aguardo obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa25/1/17

      Boa tarde amiga. Vou sincera com você a única pessoa que pode ajudar e o Senhor Jesus. Procure uma igreja evangélica, e fale tudo que te incomoda. Deus irá te ajudar.

      Excluir
    2. Isso mesmo procure uma igreja e fale com Deus através de uma oração e conte tudo que sentir de contar 👋

      Excluir
    3. Procure um médico e se possível um psicólogo,porque os efeitos das drogas usadas pra manter a sua vida levam muito tempo pra sair do sangue ...só a ciência pode te ajudar...creia.

      Excluir
  9. Caro fmg, seus sintomas não tem nada a ver com o uso da noradrenalina. Provavelmente pelo longo período de estress que você passou pode estar gerando estas sensações. O correto é buscar ajuda com um psiquiatra ou psicólogo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo21/11/11

    parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15/12/11

    parabens pelo conteudo. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/1/12

    Nossa me ajudouu muit amanha vou trabalhar mais tranquilha c*------*

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/1/12

    Ótimo o blog!! Explica de forma clara sobre o conteúdo pesquisado.

    ResponderExcluir
  14. eu adorei precisava saber si era diluido pois caiu na prova eu naoi sabia

    ResponderExcluir
  15. olá.comecei em uma uti, e lá eles usam equipo fotossensivel para noradrenalina, mas tb nunca vi o uso na uti de equipo fotossensivel, e na bula tb não encontro, como posso argumentar que nora não é fotossensivel.
    só se passou a ser de um ano pra ca,
    obrigada
    tb sei que nitroprussiato é foto.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo17/6/12

    Por Favor gostaria de tirar uma dúvida sobre a nora,pois li na bula que ela é fotossensível,porém muitos dos profissionais não sabem desse detalhe,procurei na net li em algumas materias e outras não tem dizendo sobre isso,tive aulas na minha especialização com uma enfermeira doutora em farmacologia e ela falou que nora é fotossensível.No entanto,gostaria que me fizessem a gentileza de me esclarecer isso!!!se é ou não?!!!!!obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo, como eu citei acima, procurei na net e olhei todas as bulas na minha unidade e em nenhuma delas diz este detalhe.
    Enviei um email para o Conselho de Farmácia solicitando informações, aguardo a resposta para postar aqui.

    ResponderExcluir
  18. RESPOSTA DO CRF


    Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) escreveu: "Dra. Tânia, De acordo com Martindale: The Complete Drug Reference, 36 º Edition, página 1360 -1, a substância noradrenalina é fotossensível, ou seja, precisa ser protegida da luz.


    Então, resta perguntar porque a maioria dos serviços não utiliza equipo próprio.
    Esta será a próxima resposta que trarei para os leitores do blog.

    ResponderExcluir
  19. ***Resposta do Conselho Federal de Farmácia - Centro Brasileiro de Informação sobre medicamentos - CEBRIM***


    Norepinefrina (noradrenalina) é catecolamina simpaticomimética de ação direta em receptores alfa-adrenérgicos, em receptores beta-1-adrenérgicos e, em menor grau, em receptores beta-2-adrenérgicos. Sua atividade alfa-agonista adrenérgica induz vasoconstrição periférica, o que aumenta a pressão arterial sistólica e diastólica, acompanhada da diminuição reflexa da frequência cardíaca.
    Pode ser usada em situações de emergência de hipotensão, como o choque, assim como na parada cardíaca. (FTN 2010)
    Deve ser armazenada em recipiente hermético, preferentemente, em tubo selado sob vácuo ou com gás inerte à temperatura ambiente, entre 15 e 30 ºC. Proteger da luz. (FTN 2010)
    Injeções de hemitartarato de norepinefrina são estáveis por até 24 horas em solução de glicose 5% em 23 ºC e umidade ambiente, protegida da luz. (FTN 2010)
    A norepinefrina escurece lentamente sob ação do ar e luz. (Klasco 2012) o que justifica o uso de equipo âmbar ou o envolvimento do equipo e da solução de glicose/norepinefrina em papel alumínio durante a administração.
    Caso necessite de informações adicionais, contate-nos novamente.

    Medicamento(s):
    norepinefrina (05058.01-5) - norepinephrine (C01CA03)

    BIBLIOGRAFIA

    1. Klasco RK (Ed): Martindale: The Complete Drug Reference. Thomson MICROMEDEX, Greenwood Village, Colorado, USA.
    Disponível em: http://www.thomsonhc.com/. Acesso em: 18.06.2012.
    2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2a. edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/FTN_2010.pdf

    Home page: www.cff.org.br/ - E-mail: cebrim@cff.org.br

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8/5/13

    maravilha este blog,parabens!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo27/5/13

    O que acontece se administrar noradrenalina direto na veia sem diluição, como se estivesse administrando adrenalina, em uma PCR

    ResponderExcluir
  22. quais podem ser os efeitos colaterais dessa droga?
    meu pccte é diabético, hipertenso,fez duas safenas e uma mamária, sua PA é entre 98/53 e a PAM altera de 60 a 52 com muita frequência...
    lu

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7/8/13

    parabéns pois me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo17/8/13

    Gostei. Trato dos renais, bom saber a tao grande importancia do tratamento hemodialitico continuo.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/9/13

    uauu..como não tinha visto este blog antes?? adorei já esta no meu favoritos parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  26. Até que está bom mais existem algumas informações aqui que não batem com a literatura como dizer que se pode diluir a Noradrenalina em qualquer solução , a solução para diluí-la é Glicose a 5%, e ao contrário do que diz aí as literaturas seguras dizem que a Noradrenalina aumenta a força de contração do miocárdio. tinha tudo pra estar bom mais tem muitos erros.

    ResponderExcluir
  27. por quanto tempo esse medicamento pode ser usado em uma pessoa que estana UTI?

    ResponderExcluir
  28. Durante quantos dias um paciente que esteja na UTI por aneurisma cerebral pode ficar submetido a Noradrenalina.
    Aguardo respostas.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  29. Anônimo19/5/14

    qunto tempo uma pessoa pode toma este medicamendo se ela esta em coma/

    ResponderExcluir
  30. Não existe tempo para uso, desde que o paciente seja monitorado e o acesso trocado no máximo a cada 7 dias

    ResponderExcluir
  31. Anônimo19/6/14

    Muito booooom

    ResponderExcluir
  32. quais são os cuidados de enfermagem

    ResponderExcluir
  33. PARABÉNS. MUITO OBJETIVO E ESCLARECEDOR. ÓTIMO...

    ResponderExcluir
  34. Minha vo esta na uti a 15 dias, teve embolia pulmonar, broncoaspirou, já extubou, minha preocupação é: a pressão não estabiliza, dependente de noradrenalina todos esses dias, no caso já uns 6 dias só esperando sair da hipotemia pra sair da uti, mas não estabiliza. O que fazer, levar a geriatra dela na uti, um intensivista de fora.. Queremos tirar ela da uti, e ficar correndo todos os riscos so por causa dessa noradrenalina? O que fazer quando a pressão cai direto? Já está com escaras nas costas..

    ResponderExcluir
  35. Muito bom! Muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo13/3/16

    Boa tarde....a noradrenalina pode causar necrose e amputação de partes do corpo.

    ResponderExcluir
  37. O que pode acontecer,se a nora ficar exposta a luz,até q ponto pode ser prejudicial para o paciente??
    Me esclarecem por favor
    Sandra Melo
    Acadêmica de enfermagem

    ResponderExcluir
  38. Anatercia7/6/16

    Gostei muito, bastante esclarecedor! Você poderia me informar as referências. Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Anônimo23/9/16

    Olá, o meu pai esta no CTI e usaram por algum temo a NA nele que ocasionou com a necrose nos pés e em alguns dedos da mão esquerda. Pergunta: Por que deu a necrose? E a amputação dos menbros é a unica opção que temos?
    Estou muito triste com a noticia.

    Ass... Camila Pires.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite ... tive uma parada cardíaca e fiz uso de noradrenalinà e encrise e tive necrose nos dois pés e dedos das mãos o médico disse que foi pelo uso desses medicamentos ele está correto...obs tive que amputar pés e dedos. ..

    ResponderExcluir
  41. Boa noite...fiz uso da nora e também tive necrose nos pés e dedos das maos o médico disse que foi por causa da droga e disse que tenho que amputar...ele está correto ??

    ResponderExcluir
  42. Boa noite ... tive uma parada cardíaca e fiz uso de noradrenalinà e encrise e tive necrose nos dois pés e dedos das mãos o médico disse que foi pelo uso desses medicamentos ele está correto...obs tive que amputar pés e dedos. ..

    ResponderExcluir
  43. Usaram esse medicamento em mim no a uns oito dias e tenho que fazer um exame toxicológico,queria saber se acusa e se acusar quanto tempo pra ele ser eliminado do corpo?

    ResponderExcluir
  44. Meu filho de 17 anos precisou tomar nora dobrada por uns dez dias. Os pés e mãos necrosaram, segundo os médicos a necrose foi devido ao uso da nora isso acontece mesmo?

    ResponderExcluir
  45. Risoneide10/4/17

    Ajudou muito obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Anônimo14/4/17

    Muitas das respostas que confunde de mais vou pira continuar sem entender

    ResponderExcluir
  47. Anônimo4/7/17

    Olá você pode responde às perguntas, só pra pode tirar às dúvidas das passoas e as minhas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. como e feito o calculo da noradrenalina.

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Delaine, estou com meu esposo no CTI. Queria saber o QUE é NORA, O QUE É Adrenalia, NORADRENALINA, fentanil e o termo Intermitente. Obrigada! ESclareceraM MINHAS INDAGAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Noradrenalina é um vasoconstritor, ou seja, é um medicamento utilizado em pacientes que estão com a pressão arterial baixa e que não respondem com infusão somente de soro. Faz a pressão voltar aos níveis ideais.
      Intermitente significa contínuo, sem pausas.

      Excluir
    2. Ah, Fentanil é um sedativo/analgésico

      Excluir
    3. Anônimo6/4/18

      Boa noite!!! A NA ela é fotossensível se a dose for dupla.

      Excluir
  50. Olá, meu pai está agora na mesma situação. Como findou a história da sua avó ? Obrigada

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem