É a perda de sangue pelo nariz. A hemorragia nasal pode ocorrer por traumatismo craniano. Neste caso, especialmente quando o sangue sai em pequena quantidade acompanhada de líquor, o corrimento não deve ser contido e o acidentado precisa de atendimento especializado com urgência. A hemorragia do nariz é uma emergência comum que geralmente resulta de um distúrbio local, mas pode decorrer de uma grave desordem sistêmica.
Em muitos casos a epistaxe não tem causa aparente. Pode ocorrer devido à manipulação excessiva no plexo vascular com rompimento dos vasos através das unhas; diminuição da pressão atmosférica; locais altos; viagem de avião; saída de câmara pneumática de imersão ou sino de mergulho; contusão; corpo estranho; fratura da base do crânio; altas temperaturas; dentre outras. Às vezes pode ocorrer como sintoma de um grave transtorno no organismo que requer investigação imediata, como por exemplo crise hipertensiva.
As hemorragias nasais sempre podem ser estancadas. As medidas para contenção devem ser aplicadas o mais rapidamente possível, a fim de evitar perda excessiva de sangue.
Primeiros Socorros
Ao atender um caso de epistaxe deve-se observar a seguinte conduta:
• Tranqüilizar o acidentado para que não entre em pânico.
• Afrouxar a roupa que lhe aperte o pescoço e o tórax.
• Sentar o acidentado em local fresco e arejado com tórax recostado e a cabeça levantada.
• Verifique o pulso, se estiver forte, cheio e apresentar sinais de hipertensão, deixe que seja eliminada certa quantidade de sangue.
• Fazer ligeira pressão com os dedos sobre a asa do orifício nasal de onde flui o sangue, para que as paredes se toquem e, por compressão direta o sangramento seja contido.
• Inclinar a cabeça do acidentado para trás e manter a boca aberta.
Sempre que possível aplicar compressas frias sobre a testa e nuca.
• Caso a pressão externa não tenha contido a hemorragia, introduzir um pedaço de gaze ou pano limpo torcido na narina que sangra. Pressionar o local.
• Encaminhar o acidentado para local onde possa receber assistência adequada.
• Em caso de contenção do sangramento, avisar o acidentado para evitar assoar o nariz durante pelo menos duas horas para evitar novo sangramento.
Toda hemorragia nasal que ocorre com relativa frequência, sem causa evidente, requer investigação imediata por profissional qualificado.
Toda hemorragia nasal que se segue a contusões na cabeça deve ser investigada imediatamente por profissional qualificado.
Inclinar a cabeça para trás não corre risco de broncoaspirar?
ResponderExcluirTambém acho, e se broncoaspirar, o que pode causar? O que fazer?
ExcluirTbm acho, e se broncoaspirar o que pode causar? O que fazer?
ResponderExcluir